Nos dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2022, realizou-se em Cascais, Portugal, o Evento Multiplicador STEM4CLIM8 Conference: Hands-on education approach to STEM and Climate Change.

Este evento, realizado no âmbito do projeto Erasmus+ STEM4CLIM8, do qual o NUCLIO é parceiro, contou com 50 participantes, 40 de Portugal e 10 internacionais, e teve lugar na ES Frei Gonçalo de Azevedo, escola secundária da freguesia de São Domingos de Rana.

O programa foi dividido em dois dias com diferentes atividades. O primeiro dia (29 de setembro) centrou-se em diversas apresentações de especialistas em educação sobre o envolvimento de crianças em programação e em STEM em geral. Foram discutidos vários tópicos, como Inovação e Colaboração na Educação, o uso de jogos e atividades práticas em educação STEM e como introduzir o tema das Alterações Climáticas no ensino básico.

Depois das apresentações, foi mostrada no salão principal da escola uma exposição sobre STEM com diferentes atividades disponíveis para os alunos, incluindo a consola STEM4CLIM8 e computadores com o Minecraft Education e os cenários STEM4CLIM8. Esta exposição contou com a presença de muitos interessados, pais e educadores, e de várias individualidades, entre as quais destacamos o Ministro da Educação de Portugal e as autoridades locais.

No segundo dia (1 de outubro), foi oferecido aos professores um Workshop com a duração de 3 horas. Neste workshop, o Dr. Gustavo Rojas do NUCLIO apresentou os recursos elaborados no âmbito do projeto STEM4CLIM8, nomeadamente a consola, blocos de computação física, planos de aula e missões Minecraft World.

Em seguida, os professores tiveram a oportunidade de explorar os materiais ao seu próprio ritmo, explorando as missões em Minecraft Education e dando o seu valioso feedback sobre os planos de aula e sobre como estes poderão melhorar as suas aulas.

O Evento Multiplicador recebeu uma avaliação positiva dos participantes, através de um inquérito anónimo realizados após as atividades.