Next-Lab Project

O projecto Next-Lab é o herdeiro e continuador do projeto Go-Lab.

Após quatro anos de duração, o projeto do Go-Lab terminou oficialmente em outubro de 2016. Mas a iniciativa Go-Lab não acabou! O novo projeto Next-Lab, que começou em janeiro de 2017, levará o Portal Go-Lab para um nível superior  em termos de impacto e  inovação!

O Next-Lab aumentará o número de professores e alunos envolvidos, expandirá seu grupo-alvo para incluir os alunos mais jovens no ensino primário e fará esforços para alinhar o projeto com programas de formação de professores, visando também professores em formação.Desta forma – através dos professores do futuro – o consórcio Next-Lab poderá inspirar mais jovens para a ciência e a tecnologia.

As plataformas abertas de criação (Graasp) e partilha (Golabz) serão aprimoradas com os novos recursos exigidos pelos professores, bem como pela adição de novas ferramentas para os alunos. Por exemplo, a criação colaborativa de ILSs será suportada, dando aos professores a possibilidade de criar conjuntamente cenários de aprendizagem interdisciplinares. Além disso, os alunos poderão trabalhar em colaboração nos seus projetos de aprendizagem e pesquisa. Finalmente, estarão disponíveis aplicações de aprendizagem que permitem que os alunos adquiram competências do século XXI, bem como uma ferramenta para criar ePortfolios.

O projeto Next-Lab é conduzido no contexto do programa Horizonte 2020 da União Europeia. Começou em 1 de janeiro de 2017 e durará três anos, coordenado pela Universidade de Twente nos Países Baixos. O parceiro em Portugal deste projeto é o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.