Inspiring Science Education

Inspiring Science Education” (ISE)  é um projeto europeu co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do “ICT Policy Support Programme” que reune 29 organizações europeias, entre as quais o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.

A missão do projeto ISE é fornecer recursos digitais e oportunidades para ajudar os professores a tornar a ciência mais atraente e relevante para a vida dos alunos. Através do site do “Inspiring Science Education” e das atividades organizadas pelos parceiros, os professores podem ajudar os alunos a fazer as suas próprias descobertas científicas, testemunhar e compreender os fenómenos naturais e científicos e aceder às mais recentes ferramentas interativas e recursos digitais dentro das suas salas de aula.

Professores de ciências inspirados estão no coração do ensino de ciências bem sucedido – basta perguntar a qualquer vencedor do prémio Nobel o que teve a maior influência sobre sua decisão de se tornar um cientista e, invariavelmente, a resposta será – o meu professor de ciências! Então o que é que faz um professor de ciências verdadeiramente inspirador? Esse é um dos enigmas que se procura desvendar no projeto ISE. É por isso que vai ser promovida a criação de oficinas e intercâmbios, comunidades de prática e oportunidades de aprendizagem para professores de ciências e formadores de professores, com vista a ajudá-los a encontrar maneiras de tornar o ensino da ciência mais inspirador.

O projeto ISE inclui o teste em larga escala entre os professores de ciência europeus dos recursos disponibilizados no seu âmbito.  Atividades piloto serão realizadas em 5000 escolas primárias e secundárias de 15 países europeus. Durante estes pilotos, os professores estarão a aceder a simulações interativas, jogos educativos e aplicações eScience e a integrá-los com atividades extra-curriculares, tais como viagens de campo para centros de ciência e parques de descoberta e visitas virtuais aos centros de investigação. Os professores também terão a possibilidade de aceder a laboratórios remotos e on-line, e a cenários relevantes para a sua utilização na sala de aula. Os alunos serão inspirados a usar eTools e recursos digitais para aprender Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática de um modo prático , competitivo e emocionante.

Comments are closed.