O NUCLIO, fundado em 2001, é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, constituída por um grupo de cientistas, investigadores, professores e formadores, especializados em diferentes áreas científicas assim como nas áreas da psicologia da educação e do ensino das ciências.

A missão

A missão do NUCLIO é levar a inovação e desenvolvimento na educação a todas as partes do mundo e promover a diversidade, a inclusão e uma educação holística e envolvente para todos. Acreditamos que a educação é a ferramenta mais poderosa que o ser humano tem para oferecer aos jovens uma forma de vida culta, informada, pacífica e respeitosa. Desde o início, a Astronomia tem sido um veículo de eleição para a concretização desta missão.

Esta missão traduz-se no desenvolvimento de várias áreas de intervenção, com ligações cruzadas, que incluem:

  • Formação de professores
    • O NUCLIO é uma entidade formadora certificada pelo CCPFC – Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, oferecendo formação acreditada a professores de todo o país.
    • O NUCLIO coordena o Galileo Teacher Training Program (GTTP), uma rede de formação de professores a nível mundial nascida no Ano Internacional da Astronomia (2009), e que permanece como legado dessa iniciativa. Desde 2009 o GTTP já formou mais de 50.000 professores em cerca de 100 países.
  • Inovação em educação
  • Astronomia para o desenvolvimento
  • Divulgação científica
    • O NUCLIO intervém ainda na área da divulgação científica, com especial enfoque na Astronomia e Astrofísica, realizando workshops e palestras para o público em geral, cafés ciência e sessões de observação do Sol e do céu noturno. O NUCLIO promove ainda a investigação científica na sala de aula envolvendo os alunos na descoberta de asteroides, procura de planetas extrassolares, luta contra poluição luminosa, entre outros temas. Mantém também, desde o seu nascimento, o Portal do Astrónomo, um site de divulgação científica, com informação de qualidade em português.

Um apontamento da nossa história

O NUCLIO foi fundado em 2001 por um grupo de astrónomos, astrofísicos e astrónomos amadores que tinha o sonho de mudar o mundo através da Astronomia. Este sonho levou a equipa a realizar inúmeros eventos de Astronomia, desde cafés ciências, observações do céu, palestras nas escolas, realização de projetos de investigação com alunos, formação de professores, etc.  Este caminho levou naturalmente o NUCLIO para o mundo da educação e fez-nos compreender o poder que tem na construção do futuro comum.

O NUCLIO promove a formação de professores em Portugal desde 2001. Em 2010 o NUCLIO criou o seu centro de formação e passou a oferecer formação certificada para docentes em Portugal. Desde então, toda a equipa se une num esforço comum de fazer o melhor pela educação, não apenas em Portugal, mas num mundo no qual nenhum de nós vê fronteiras.

O estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) permitiu ao NUCLIO obter o apoio das seguintes entidades, através dos respetivos programas de apoio a entidades sem fins lucrativos (non-profit):