Inspiring Science Education (ISE)  é um projeto europeu co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do “ICT Policy Support Programme” que reune 29 organizações europeias, entre as quais o NUCLIO.

A missão do projeto ISE é fornecer recursos digitais e oportunidades para ajudar os professores a tornar a ciência mais atraente e relevante para a vida dos alunos. Através do site do Inspiring Science Education e das atividades organizadas pelos parceiros, os professores podem ajudar os alunos a fazer as suas próprias descobertas científicas, testemunhar e compreender os fenómenos naturais e científicos e aceder às mais recentes ferramentas interativas e recursos digitais dentro das salas de aula.

Os professores inspirados estão no centro de um ensino das ciências bem sucedido. Basta perguntar a qualquer vencedor do prémio Nobel o que teve a maior influência na sua decisão de se tornar cientista e, invariavelmente, a resposta será – o meu professor de ciências! Mas o que torna um professor de ciências verdadeiramente inspirador? Este é um dos enigmas que o projeto ISE procura desvendar. De que modo? Promovendo a criação de oficinas e intercâmbio, comunidades de prática e oportunidades de aprendizagem para professores de ciências e formadores, com vista a ajudá-los a encontrar formas de tornar o ensino das ciências mais inspirador.

O projeto ISE inclui:
Uso em larga escala destas oportunidades e recursos entre os professores de ciências europeus.
Realização de atividades piloto em 5000 escolas primárias e secundárias de 15 países europeus, durante as quais, os professores acedem a simulações interativas, jogos educativos e aplicações eScience, integrando-as com atividades extra-curriculares, tais como visitas a centros de ciência e parques de descoberta e visitas virtuais aos centros de investigação.
Acesso a laboratórios remotos e on-line, e a cenários relevantes para a utilização em sala de aula.
Os alunos são inspirados a usar eTools e recursos digitais para aprender STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) de um modo prático, competitivo e emocionante.

Mais Informação em:
https://inspiring-science-education.net/