PLOAD-IAU-OAD logo

O PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Develepment), ou em português, Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento, promove a utilização da Astronomia como um instrumento para o desenvolvimento em países e comunidades de língua portuguesa, dando suporte ao plano estratégico decenal da UAI (União Astronómica Internacional).

O PLOAD foi criado em agosto de 2015 pelo Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento da UAI (em inglês, Office of Astronomy for Development – International Astronomical Union) com o fito de implementar o Plano Estratégico da UAI.

Este plano evidencia o papel da Astronomia e exploração do Universo – uma das mais significativas aventuras da nossa civilização – como ferramenta para o desenvolvimento e para o empoderamento científico e tecnológico dos países.

O PLOAD é coordenado pelo NUCLIO, em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Até ao momento, foram estabelecidas diversas parcerias em Portugal e nos diferentes países e comunidades de língua portuguesa, nomeadamente no Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste (ver lista completa de parceiros aqui).

Toda a informação sobre o PLOAD pode ser encontrada em:
http://pload.org