O projecto Next-Lab deu continuidade à missão do projeto Go-Lab, promovendo métodos de ensino inovadores e interativos e introduzindo o ensino centrado no aluno e na investigação de questões (IBSE – inquiry-based science education) nas escolas.

Após quatro anos de duração, o projeto Go-Lab terminou oficialmente em outubro de 2016. Mas a iniciativa Go-Lab não acabou! O projeto Next-Lab, que começou em janeiro de 2017, levou o Portal Go-Lab para um nível superior  em termos de impacto e  inovação.

O Next-Lab aumentou o número de professores e alunos envolvidos, expandindo o seu grupo-alvo para incluir os alunos mais jovens do ensino primário e acompanhou programas de formação de professores. Desta forma – através dos Professores do Futuro – o consórcio Next-Lab inspirou mais jovens para a ciência e tecnologia.

As plataformas abertas de criação (Graasp) e partilha (Golabz) foram melhoradas com os novos recursos exigidos pelos professores, bem como pela adição de novas ferramentas para os alunos. Por exemplo, passou a ser possível a criação colaborativa de ILSs, dando aos professores a possibilidade de criar conjuntamente cenários de aprendizagem interdisciplinares. Os alunos passaram também a poder trabalhar em colaboração nos seus projetos de aprendizagem e pesquisa. Foram disponibilizadas aplicações de aprendizagem que permitem aos alunos adquirir as competências do século XXI, bem como uma ferramenta para criar ePortfolios.

O projeto Next-Lab foi conduzido no contexto do programa Horizonte 2020 da União Europeia. Teve a duração de  três anos e foi coordenado pela Universidade de Twente nos Países Baixos.

O NUCLIO foi o parceiro em Portugal deste projeto.

Mais informação em:
https://nextlab.golabz.eu/