O Ano Internacional da Astronomia (AIA) é uma excelente oportunidade para envolver as comunidades no fascínio das descobertas científicas. Para as comunidades escolares trata-se de uma oportunidade excelente para actualizar as metodologias de ensino das ciências em sala de aula recorrendo às inúmeras aplicações disponíveis.
Os educadores encontram à sua disposição um incrível manancial de recursos disponíveis gratuitamente na Internet. Contudo verifica-se que grande parte professores e especialistas em divulgação científica não recorrem a estes materiais. A explicação para este facto prende-se com a falta de formação em Astronomia ou mesmo no uso de ferramentas que utilizem as novas tecnologias. Sabendo da existência desta lacuna e da importância destas ferramentas como forma de reacender nos estudantes o interesse pelas ciências a União Astronómica Internacional decidiu apoiar este projecto chave cujo objectivo básico é: formar educadores na utilização destas ferramentas e recursos.
Mas o Galileo Teacher Training Program (GTTP) pretende atingir mais do que a formação de educadores, um dos objectivos mais importantes para 2009 é a criação de uma rede de promotores e formandos que continue a existir depois de 2009. Uma rede onde os participantes poderão encontrar novas sugestões e apoio para uma aprendizagem mais profunda dos recursos sugeridos. Uma rede que incentive a colaboração entre pares e que preste apoio e entreajuda na concretização de projectos.
A quantidade de recursos disponíveis é muito grande e a maior parte pode ser encontrada de forma gratuita na Internet. Por essa razão, não será objectivo do GTTP a criação de novos conteúdos, mas sim uma selecção criteriosa que, com o apoio dos participantes, se transformará num referencial de recursos catalogados por tópicos e avaliados pelos utilizadores.
A partir de 2009 serão dinamizadas sessões de formação, um pouco por todo o mundo. Como resultado deste esforço serão certificados em todo o mundo uma grande comunidade de Embaixadores de Galileu (Galileo Ambassadors GA). Estes por sua vez empreenderão um esforço a nível local (nas suas cidades / escolas) e proporcionarão aos seus pares a mesma formação que receberam, criando uma verdadeira legião mundial de Professores Galileu (Galileo Teachers- GT). Cada país participante terá um promotor, que garantirá aos GA e GT o apoio necessário para a concretização deste esforço.
Os recursos sugeridos para as sessões de formação, a agenda das sessões já calendarizadas e contactos em todo o mundo encontram-se no site do programa: www.galileoteachers.org
Para mais informações sobre o projecto em Portugal contacte o NUCLIO e/ou consulte a página do AIA sobre o projecto em Portugal.
Sessões previstas em Portugal
No âmbito das actividades do Ano Internacional da Astronomia estão já programadas as seguintes acções (acções certificadas com a duração de 3 dias):
- 1 de Abril Madeira Universidade da Madeira – Inscrições esgotadas
- 1 de Julho Coimbra Museu de Ciência – Inscrições esgotadas
- 3 de Julho Constância Centro de Ciência Viva – Inscrições esgotadas
- 8 de Julho Faro Centro de Ciência Viva – Inscrições esgotadas
- 8 de Julho Lisboa Pavilhão do Conhecimento – Inscrições esgotadas
- 10 de Julho Lisboa Museu de Ciência – Inscrições esgotadas
- 15 de Julho Bragança Centro de Ciência Viva – Inscrições esgotadas
- 15 de Julho Espinho Centro Multimeios – Inscrições esgotadas
- 30 de Outubro Açores Terceira – Inscrições esgotadas
- 4 de Novembro Açores S. Miguel – Inscrições esgotadas
Acções inseridas em outras actividades (com a duração de 1 dia, não certificadas):
- 2 de Maio Coruche – No âmbito das actividades da Astrobio
- 15 de Maio Odivelas No âmbito da Feira de Odivelas – Viagem pelo mundo da ciência
- 26 de Junho Lisboa (Cascais) No âmbito das actividades da Festa das Estrelas