gttp_logo.jpgPrograma de formação de professores para o ensino das Ciências recorrendo às novas tecnologias. Trata-se de um projecto inovador de apoio a professores que participam no programa mundial Galileo Teacher Training Programme. Trata-se ainda da preparação dos professores para a dinamização de investigação científica nas escolas com apoio de cientistas. Os professores que participam nestas formações ficam aptos a participar de campanhas muito mediáticas como por exemplo “Procura de Asteróides” e “Programas de protecção do ambiente e preservação do céu nocturno”. Cada sessão tem início às 15h00 e uma duração aproximada de 3 horas. O programa da Academia do Cosmos (GTTP@Portugal) já está todo planificado até o final deste ano lectivo, com temas associados aos diferentes eventos, efemérides e conteúdo lectivo das diferentes disciplinas que contém astronomia no currículo. ATENÇÃO: Este ano o programa foi estruturado de forma a transformar a soma das actividades dos 9 sábados, num curso creditado pelo CCPFC. Pode consultar a informação completa na página dos cursos.

  • 27 de Outubro 2012 Ciência do Cidadão: apresentação dos projetos dos grandes observatórios (Galaxy Zoo, Moon Zoo, Solar Storm Watch); formação para o programa “Dark Skies Rangers”.
  • 24 de Novembro 2012 Investigação científica na sala de aula: formação para o programa de procura de asteróides IASC (International Astronomical Search Collaboration).
  • 15 de Dezembro 2012 Recursos computacionais na sala de aula: formação em SalsaJ, software para processamento de imagens; o projeto Sun4All – estudar o Sol utiliando imagens do Observatório Asstronómico de Coimbra.
  • 19 de Janeiro 2013 Recursos não computacionais na sala de aula: Astronomia na Mochila 1.
  • 16 de Fevereiro 2013 Investigando a Lua na sala de aula: programa “Moon Researchers”, “Moon Mappers”, Google Moon
  • 13 de Abril 2013  Recursos computacionais na sala de aula – formação em SalsaJ, software para processamento de imagens; o projeto Sun4All – estudar o Sol utilizando imagens do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
  • 20 de Abril 2013 Recursos computacionais na sala de aula – software planetário: Stellarium, Celestia, World Wide Telescope, Google Earth, Google Mars.
  • 18 de Maio 2013 Recursos não computacionais na sala de aula: Astronomia na Mochila 2.
  • 15 de Junho 2013 Investigação científica na sala de aula – exercícios que reproduzem os procedimentos de investigação científica: “Um buraco negro no centro da nossa galáxia”; “À descoberta de planetas extrasolares”.

O acesso esporádico é livre mas é conveniente efectuar a sua inscrição contactando o NUCLIO. Se é professor, pretende participar em todas as sessões e obter os créditos respectivos consulte a página do curso.
O presente programa pode sofrer alterações consoante as necessidades das escolas parceiras e dos programas que surjam ao longo do ano.
As actividades decorrem no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro do Estoril e contam com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
mapa_localizacaoCentro.jpg

Apoios Internacionais

O GTTP@Portugal é parte integrante no projecto mundial “Galileo Teachers Training Programme” que é endossado pela União Astronómica Internacional (IAU) e pela UNESCO desde a sua origem durante 2009 o Ano Internacional da Astronomia.
unesco_iau_iya2009_450.jpg