Data: 17 de junho de 2023 | 9h45-17h30
Local: ES Marques Castilho, Praça Dr. António Breda, 3750-106 Águeda
Modalidade: Ação de Curta Duração
Destinatários: Todos os Professores
Nº de horas: 6h


Neste evento, o NUCLIO vai dar a conhecer alguns projetos que promovem a transição digital, o uso de Recursos Educativos abertos, e abordagens STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Shelfie – O projeto SHELFIE apresenta-se como um roteiro para o ecossistema escolar digital : uma biblioteca online de módulos estruturados de acordo com os títulos SELFIE. O objetivo deste repositório é permitir que as escolas que concluíram o processo SELFIE e identificaram as áreas que precisam de desenvolvimento tenham acesso fácil e instantâneo a um conjunto de recursos on-line comprovados, adaptados às suas necessidades.
Serve como alavanca de melhoria do ecossistema digital das escolas, a diferentes níveis e para diferentes atores, quer ao nível das ferramentas e recursos, quer ao nível da segurança informática. A coleção de recursos da SHELFIE relacionados à gestão, desenvolvimento profissional contínuo, ensino e aprendizagem: habilidades digitais dos professores, cultura de avaliação e habilidades digitais dos alunos podem ser encontradas no site do projeto.

Open Teach – O projeto Open Teach tem como objetivo levar os professores a promoverem e implementarem Recursos e Práticas Educacionais Abertas (REA e PEA). O projeto oferece cursos online, uma plataforma com uma coleção de recursos de qualidade aprovados por colegas e uma comunidade em torno de recursos e práticas educacionais abertas. Mais informação no site do projeto.

DOME – O projeto D.O.M.E. (Design your Own Multimedia Learning Environment) permite que as escolas construam o seu próprio planetário de cartão, onde cabem cerca de 15 crianças de cada vez. O projeto contempla ainda apoio à criação de recursos para a realização de sessões no planetário, promovendo colaborações interdisciplinares.
Neste encontro, serão apresentadas sugestões de abordagens STEAM com o planetário, realizar-se-á um workshop sobre a construção do planetário e a criação de apresentações utilizando o Stellarium, e os participantes ainda terão oportunidade de assistir a uma demonstração de uma sessão no planetário. É fascinante e útil, envolve Matemática e Física, pode interessar quer para o ensino regular quer para o profissional. Aqui fica um vídeo do Planetário que construímos e montámos em Oeiras:

Montagem do planetário de cartão DOME

LaSciL– O projeto LaSciL – Large Scientific Infrastructures enriching online and digital Learning – apoia os professores na utilização de ferramentas digitais de alta qualidade, oferecendo recursos e infraestruturas de investigação para aplicações científicas, tais como telescópios robóticos, software planetário, simulações de Astronomia e exploração espacial, bases de dados científicos. Mais informação no site do projeto.

Programa:

9:45 – 10:00 Acolhimento.

10:00 – 10:30 Apresentação do Projeto SHELFIE como fonte de recursos e a sua organização? A Segurança na Internet.
10:30 – 11:30 Exploração de cenários e desafios utilizando recursos tipificados e iniciativas para resolução dos cenários apresentados.

11:30 -11:45 Coffee break.

11:45 – 13:00 Apresentação do Projeto Open Teach, indo ao encontro do desenvolvimento de competências digitais dos professores e uso de Recursos e Práticas Educacionais Abertas (REA e PEA).

13:00 – 14:30 Almoço.

14:30 – 14:45 Apresentação do projeto DOME, sua abordagem pedagógica e guia de montagem do planetário.
14:45 – 15:30 Workshop: montagem e funcionamento do planetário.
15:30 – 16:00 Sessão no planetário DOME.

16:00 – 16:15 Coffee break.

16:15 – 17:15 Apresentação do projeto LaScil, explorando o uso de telescópios robóticos e ferramentas gratuitas para trabalhar dados científicos.

17:15 – 17:30 Avaliação e encerramento.

Informações do Local: ES Marques Castilho, Praça Dr. António Breda, 3750-106 Águeda (localização no Google Maps)

Para mais informações, contactar cursos@nuclio.pt