Quem somos

O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por astrónomos profissionais e amadores. Os seus objectivos são a divulgação e o ensino da Ciência, em particular da Astronomia e Astrofísica. Aliando investigadores activos em vários domínios de ponta da Astrofísica Moderna, bem como experientes astrónomos amadores, o NUCLIO pretende ser uma referência no meio que se dedica, em Portugal, a actividades de divulgação científica.

O NUCLIO conta com especialistas (Professores Universitários, Investigadores Doutorados e Mestres) em áreas tão diversas como o Sistema Solar, Meio Interestelar e Formação de Estrelas, Buracos Negros, Relatividade Geral e Cosmologia, Estrutura Galáctica, Núcleos Galácticos Activos e Astrofísica Nuclear. Com o auxílio inestimável dos seus astrónomos amadores, com larga experiência de campo, o NUCLIO reúne, numa só associação, uma capacidade ímpar de levar a Astronomia junto das pessoas interessadas.

Como instituição sem fins lucrativos, o financiamento do NUCLIO provém das quotas dos seus associados, do financiamento para a realização de projectos de divulgação científica e de subsídios para a realização de actividades específicas.

O NUCLIO, desenvolveu ao longo dos anos ligações fortes com várias organizações internacionais e é um parceiro ativo em alguns projetos de cariz científico e educativo. A lista seguinte indica links para alguns dos mais significativos. Mais informação pode ser obtida nas páginas dos projetos.

European Hands-on Universe (EU-HOU)

Global Hands-on Universe (GHOU)

Galileo Teachers Training Programme (GTTP)

Discover the COSMOS

Open Discovery Space

Go-Lab Project

Inspiring Science Education