O NUCLIO tem promovido ao longo do tempo variados cursos na área da Astronomia e de áreas relacionadas.

Alguns desses cursos são pensados especialmente para professores e são acreditados pelo CCPFC, outros são voltados para o público em geral.

A lista seguinte resume os cursos que atualmente fazem parte do nosso portfólio. Clicando no título do curso é conduzido a uma página com a lista dos cursos planeados, a decorrer ou já terminados.

Cursos para público em geral

telescopios_332

Bê-à-bá dos telescópios

O curso “Bê-á-bá dos telescópios” é um curso prático, para principiantes, que incide nas práticas essenciais e noções fundamentais para a utilização de telescópios e seus acessórios.

 

Cursos acreditados pelo CCPFC

 

Laboratórios on-line para a Astronomia: Go-Lab I

descobrir_o_cosmosEste curso introduz os professores ao projeto de laboratórios on-line “Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School” (GO-LAB), dando ênfase à criação de cenários segundo a metodologia Inquiry na plataforma do projeto, e à utilização dos laboratórios online/simuladores relacionados com a astronomia, nomeadamente: telescópios remotos (Faulkes Telescope), software de análise de dados astronómicos (SalsaJ e Astrometrica), base de dados de observações reais.

Nº de créditos: 1,0
Destinatários: Professores dos Grupos 500, 510 e 520 do 3º ciclo e secundário e para professores do Grupo 230 do 2º ciclo.

 

Astronomia Hands-on 2 – Descobrir o Sistema Solar

handson_destaqueEste curso aprofunda conceitos e conhecimentos relacionados com o sistema solar tendo em conta as matérias curriculares, e apresenta recursos práticos que podem ser usados na sala de aula – tanto utilizando como não utilizando as novas tecnologias. Os professores aprendem a criar cenários segundo a metodologia Inquiry em plataformas online.

Nº de créditos: 1,2
Destinatários: Professores dos Grupos 500, 510, 520 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

 

Astronomia Hands-on 3 – Descobrir as estrelas

handson_destaque

Este curso aprofunda conceitos e conhecimentos relacionados com a vida das estrelas tendo em conta as matérias curriculares, e apresenta recursos práticos que podem ser usados na sala de aula – tanto utilizando como não utilizando as novas tecnologias. Os professores aprendem a criar cenários segundo a metodologia Inquiry em plataformas online.

Nº de créditos: 1
Destinatários: Professores dos Grupos 500, 510, 520 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

 

Histórias da Terra

Earth_Eastern_HemisphereEste curso aprofunda conceitos e conhecimentos relacionados com o estudo geológico do nosso planeta e a evolução do nosso conhecimento nesta área. Apresentam-se recursos práticos que podem ser usados na sala de aula e os professores aprendem a criar cenários segundo a metodologia Inquiry em plataformas online.

Nº de créditos: 1,2
Destinatários: Professores dos Grupos 520 do 3º ciclo e secundário e 230 do 2º ciclo
 
 

Geologia Planetária – Introdução

Créditos: NASA/JPLEste curso aprofunda conceitos e conhecimentos relacionados com a geologia extra-terrestre e a história da exploração geológica do nosso sistema solar. Apresentam-se recursos práticos que podem ser usados na sala de aula e os professores aprendem a criar cenários segundo a metodologia Inquiry em plataformas online.

Nº de créditos: 1,2
Destinatários: Professores do Grupos 230 do 2º ciclo e  520 do 3º ciclo e Secundário.

 

Acções de curta duração (6 horas)

Space Awareness

exomars_2016_approaching_mars_newslistO projeto Space Awareness visa inspirar os mais novos para áreas relacionadas com a ciência, tecnologia e o Espaço, colocando-os a par das opções de carreira disponíveis neste sector, da relevância das ciências espaciais nas suas vidas e estimulando o seu sentido de cidadãos do mundo. Pretende-se que os professores valorizem o potencial da utilização do Espaço para uma educação multidisciplinar, incluindo disciplinas não científicas, e ganhem confiança em utilizar os recursos produzidos pelo projeto para a educação.

As sessões no âmbito deste projeto poderão ter como base os seguintes temas:

  • O nosso Universo maravilhoso
  • Navegação ao longo do tempo
  • O nosso planeta frágil
  • Ciências do Espaço e carreiras relacionadas
  • O Espaço para a inclusão e igualdade entre homens e mulheres
  • TICs no ensino usando tópicos sobre o Espaço

Destinatários: Professores do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário

 

Oficinas à espera de re-acreditação pelo CCPFC

 

Poluição luminosa – eficiência energética e preservação do ambiente

curso_poluicao_luminosa

Esta oficina aborda os conceitos e conhecimentos fundamentais relacionados com o problema da poluição luminosa e suas consequências, tendo em conta as matérias curriculares. Apresentam-se recursos práticas, software planetário, plataformas de e-learning, cenários segundo a metodologia inquiry e espera-se que os professores dinamizem atividades relacionadas com o tema durante uma parte do ano letivo.

Nº de créditos: 2
Destinatários: Professores do Grupo 230 do 2º Ciclo do Ensino Básico e dos Grupos 420, 510, 520 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

 

Apagar as luzes e acender as estrelas

apagar_luzes_Alda_SimoesEsta oficina aborda os conceitos e conhecimentos fundamentais relacionados com o problema da poluição luminosa e suas consequências, tendo em conta as matérias curriculares. Apresentam-se recursos práticas, software planetário, plataformas de e-learning, cenários segundo a metodologia inquiry e espera-se que os professores dinamizem atividades relacionadas com o tema durante uma parte do ano letivo

Nº de créditos: 2
Destinatários: Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

 

Oficinas à espera de acreditação pelo CCPFC

  • Buracos negros na minha escola
  • Criação e implementação de cenários inquiry na sala de aula

 

Cursos Antigos

 

Astronomia Hands-on – Descobrir o Cosmos

handson_destaqueCom este curso pretende-se que os professores solidifiquem conceitos e conhecimentos fundamentais de Astronomia, tendo em conta as matérias curriculares dos programas escolares, através de recursos práticos. Os professores devem ficar a dominar os recursos de forma a poderem utilizá-los na sala de aula, adaptados à faixa etária dos seus estudantes. Pretende-se ainda que os professores tomem conhecimento de projectos de investigação em curso, nos quais as escolas podem participar. Os professores devem ficar aptos a participar nestes projectos e espera-se que o façam com os seus alunos. Este curso é promovido no âmbito do projecto internacional INSPIRING SCIENCE EDUCATION.

Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
 
 

A Terra no Universo

Earth_Eastern_HemisphereCom este curso pretende-se, acima de tudo, que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais de Astronomia. Os professores devem ficar a conhecer ferramentas práticas adequadas ao acompanhamento do ensino dos diferentes conteúdos, o que permite um ensino mais dinâmico das ciências. Estes recursos vão desde actividades práticas utilizando materiais do dia-a-dia, até recursos para o ensino dos conteúdos científicos utilizando metodologias de educação científica com base na investigação (Inquiry Based Science Education – IBSE) e com uma abordagem ”hands-on”. Este curso é promovido no âmbito do projecto internacional INSPIRING SCIENCE EDUCATION.

Destinatários: Professores dos Grupos 110, 230, 500, 510 e 520