Sequência do Trânsito de Mercúrio, em 2003 – Bélgica. Crédito: Dominique Dierick.

Sequência do Trânsito de Mercúrio, em 2003 – Bélgica. Crédito: Dominique Dierick.

Na segunda-feira, dia 9 de maio de 2016, ocorrerá um fenómeno raro no céu. Mercúrio, o planeta mais pequeno do sistema solar, irá iniciar, às 12h12, uma passagem à frente do disco solar – trânsito.

No âmbito deste acontecimento, o NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia) irá realizar um evento público, a partir das 11h30, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro de Estoril. Se as condições meteorológicas permitirem, diferentes telescópios mostrarão camadas distintas do Sol e a projeção ao vivo de todas as fases relevantes do trânsito, que terminará às 19h40.

Este evento contará ainda com a presença de representantes do Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique no seguimento da conferência inaugural do Centro de Especialização em Língua Portuguesa do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento (PLOAD). Será ainda projetada uma exposição em 3D de imagens do planeta mais interior do sistema solar e haverá atividades lúdicas que permitirão compreender melhor as dimensões envolvidas.

Com um diâmetro 150 vezes menor que o diâmetro aparente do Sol, Mercúrio será visível como um minúsculo ponto preto em frente à nossa estrela. Por ser tão pequeno, não será possível ver o planeta a olho nu, sendo preciso uma amplificação na ordem de 30 vezes e um filtro solar adequado no telescópio utilizado.

O trânsito de um planeta perfeitamente alinhado entre a Terra e a face do Sol é um acontecimento raro. No caso de Mercúrio, acontece num intervalo de 3 a 13 anos. O trânsito seguinte ocorrerá em 2019, mas apenas a fase inicial será visível. Os portugueses terão de esperar 33 anos pela oportunidade de observarem outro trânsito integral.

NOTA IMPORTANTE

A OBSERVAÇÃO DO SOL IMPLICA RISCOS PARA A VISÃO SE NÃO FOREM RESPEITADOS OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS!

Pode consultar os procedimentos corretos nos seguintes links:
http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/
http://www.astro.up.pt/caup/eventos/dawn2009/ComoObservarOSol.pdf

Trânsito em números

Primeiro contacto: 12:12 (entrada de Mercúrio junto ao bordo da fotosfera solar)
Segundo contacto: 12:15 (entrada de Mercúrio termina)
Meio trânsito: 15:57 (Mercúrio a meio do trânsito, mas não no centro do Sol)
Terceiro contacto: 19:37 (começa a saída de Mercúrio, junto ao bordo do Sol)
Quarto contacto: 19:40 (Mercúrio separado do disco solar)
Pôr do sol: ~20:30

Local e horário

Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro de Estoril
6 de Maio de 2016
11h30 – 20h00