Open Schools for Open Societies (OSOS)

Uma escola aberta é um ambiente mais atraente para aprender e tem um contributo vital para a comunidade: os projetos estudantis atendem necessidades reais da comunidade fora da escola e aproveitam as competências e a experiência local. Aprender e fazer ligações com o mundo real cria mais significado e mais motivação para aprendizes e professores.

As escolas serão apoiadas para fazer contribuições vitais para suas comunidades, os projetos estudantis atenderão às necessidades reais, serão apresentados publicamente e aproveitarão conhecimentos e experiências locais.
O ambiente escolar promoverá a colaboração, a orientação e proporcionará oportunidades para que os alunos compreendam e interroguem seu lugar no mundo.

O projeto Open Schools for Open Societies apoiará a sua escola a implementar abordagens de “Open Schooling”, ajudando a:

→ Definir os valores Open Schooling e os princípios de ação em torno do currículo, pedagogia e avaliação

→ Oferecendo orientações e conselhos sobre questões como desenvolvimento de pessoal, redesenho de tempo e parcerias com organizações relevantes (indústrias locais, organizações de pesquisa, associações de pais e decisores políticos)

→ Sugerindo uma variedade de possíveis modelos de implementação de protótipos de pequena escala até a criação de uma “escola aberta dentro de uma escola” ou mesmo projetar uma nova escola.

O NUCLIO é um dos parceiros portugueses deste projeto.

Mais informação pode ser obtida em:

https://www.openschools.eu/