Laboratórios on-line para a Astronomia: Go-Lab I (Quarteira: Nov-Dez 2015)

AÇÃO  ACREDITADA PELO CCPFC Registo: CCPFC/ACC-78925/14 (válido até 30/07/2017) Área de Formação: Adescobrir_o_cosmos Formação Contínua, Curso de Formação Nº total de horas: 25                       Créditos: 1 Código Área: A06 – Astronomia Código Destinatários: Professores dos Grupos 500, 510 e 520 do 3º ciclo e secundário e para professores do Grupo 230 do 2º ciclo. Propina de participação: 50 EUR (este preço é especial por estarmos a oferecer o curso no âmbito do projeto GO-LAB) Entidade Formadora: NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia (CCPFC/ENT-AP-0342/13 – válido até 24/01/2016) Local: Escola Secundária Dra Laura Ayres (Quarteira, Algarve) Calendário do curso:
  •    30 de novembro (2º feira) 18h às 21,30h
  •    1 de dezembro (3ª feira)  18h às 21,30h
  •    2 de dezembro (4ª feira) 18h às 21,30h
  •    3 de dezembro (5ª feira) 18h às 21,30h
  •    7 de dezembro (2ª feira) 18h às 21,30h
  •    8 de dezembro (3ª feira) 9,30h às 13h e 14,30h às 18,30h

OBJETIVOS A ATINGIR

Com este curso pretende-se que os professores:
  • sedimentem alguns conhecimentos de astronomia;
  • aprendam a usar alguns recursos do projeto de laboratórios on-line “Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School” (GO-LAB), nomeadamente: telescópios remotos (Faulkes Telescope), software de análise de dados astronómicos (SalsaJ e Astrometrica), base de dados de observações reais (imagens do Sol do Sun4All);
  • compreendam a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE) e fiquem aptos a utilizá-la;
  • conheçam plataformas de e-Learning e saibam como tirar o melhor proveito destas.

PROGRAMA PRELIMINAR

O projeto “Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School” (GO-LAB). Plataformas e-Learning. Metodologia IBSE. Introdução ao SalsaJ: software de manipulação e análise de imagens astronómicas. Sun4All: projeto em que se estuda o Sol com imagens obtidas pelo Observatório Astronómico de Coimbra Telescópios robóticos – observações remotas em tempo real. Manipulação e análise das imagens obtidas. Projetos a desenvolver com a utilização de telescópios remotos. Palestra sobre Asteroides. O projeto internacional de procura de asteroides: International Astronomical Search Collaboration (IASC) Introdução ao software Astrometrica utilizado para a procura de asteroides. Realização de um trabalho pela metodologia IBSE. Avaliação do curso.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A ação de formação é objeto de avaliação qualitativa e quantitativa.A escala de avaliação quantitativa é de 1 a 10 valores, sendo a avaliação considerada positiva se for igual ou superior a 5 valores.A escala de avaliação qualitativa relaciona-se com a escala de avaliação quantitativa da seguinte forma: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação dos formandos será feita tendo em conta a assiduidade do formando e a realização de um trabalho. Assiduidade (30%): a um número de faltas igual ou inferior a 3 horas é atribuída a classificação de 10 valores; a um número de faltas igual a 4 horas é atribuída a classificação de 9 valores; a um número de faltas igual a 5 horas é atribuída a classificação de 8 valores; a um número de faltas igual a 6 horas é atribuída a classificação de 7 valores; a um número de faltas igual a 7 horas é atribuída a classificação de 6 valores; a um número de faltas igual a 8 horas é atribuída a classificação de 5 valores; um número de faltas superior a 8 horas (um terço da duração do curso), determina automaticamente a não aprovação do formando não havendo lugar nem à atribuição de créditos nem à respectiva certificação. Realização de um trabalho (70%): elaboração de um plano de aula/atividade sobre um tema curricular da área de ensino do docente em que é utilizado um dos temas abordado no curso e a metodologia IBSE. Este trabalho será avaliado quantitativamente de 1 a 10 valores tendo em conta a clareza, o rigor, a criatividade e a adequação da aula. A classificação final é a média ponderada da avaliação da assiduidade, 30%, e da avaliação do trabalho, 70%.

INSCRIÇÃO, PAGAMENTO E QUESTÕES BUROCRÁTICAS

Inscrição A inscrição é efetuada exclusivamente online preenchendo este formulário. Pagamento Após a inscrição receberá um e-mail com as indicações sobre o pagamento do curso. Após ter efetuado o pagamento deverá enviar-nos o comprovativo do mesmo e nessa altura receberá um e-mail de confirmação da inscrição. Questões burocráticas Número mínimo de formandos: 10 Número máximo de formandos: 20 Uma semana antes da data prevista para o inicio do curso será tomada a decisão sobre a realização do mesmo em função da existência, ou não, do número mínimo de inscritos. Se o curso não se realizar os inscritos terão direito à devolução dos valores que tenham pago. A desistência da participação que nos seja comunicada até 1 semana antes do inicio do curso terá direito à devolução dos valores pagos. Desistências que ocorram a menos de 1 semana do inicio do curso não terão direito a qualquer devolução.