Go-Lab Project

O “Go-Lab”  (Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School) é um projeto europeu co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Seventh Framework Programme e une 19 organizações de doze países, entre as quais o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.

O “Go- Lab”  pretende fornecer acesso a laboratórios on-line , de forma a enriquecer a experiência de sala de aula nas escolas , bem como em actividades de aprendizagem fora da sala de aula . O objetivo geral do Projeto Go-Lab é proporcionar aos alunos uma oportunidade de ganhar experiência prática na ciência através da realização de experiências usando equipamento moderno de laboratório, e assim aprofundar os seus conhecimentos em ciências fundamentais , e motivá-los para uma carreira científica no futuro.

O “Go-Lab” criou uma infra-estrutura (o Portal Go- Lab) para fornecer acesso a um conjunto de laboratórios on-line. Esses laboratórios on-line podem ser utilizado por universidades, escolas, professores , estudantes para estender as actividades de aprendizagem regulares com experiências científicas que podem ser realizadas não só pelos professores como uma demonstração, mas também pelos próprios estudantes, dando-lhes a experiência real do trabalho científico.

Para dar suporte a aspectos pedagógicos e metodológicos dessa abordagem, o “Portal Go-Lab” vai incluir uma rede social para os professores, permitindo-lhes compartilhar e discutir as suas experiências e providenciar apoio mútuo. Além disso, o “Go-Lab” apoiará comunidade de professores interessados ​​em utilizar laboratórios on-line nas suas aulas , oferecendo oficinas de introdução do uso de experiências virtuais e laboratórios remotos, bem como técnicas de ensino de ciências baseado em inquérito. Isso vai permitir aos professores atualizar as suas práticas de ensino atuais e envolver os seus alunos em temas de ciência através da realização de experiências guiadas realizadas em instalações científicas de nível superior.

Comments are closed.