Galileo Teacher Training Program

gttp_logo.jpg

O Galileo Teacher Training Program (GTTP), um programa global de formação de professores coordenado pelo NUCLIO, foi um dos pilares chave do  Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009). O GTTP continua ativo como um legado do AIA2009.

Os educadores encontram à sua disposição um incrível manancial de recursos disponíveis gratuitamente na Internet. Contudo verifica-se que grande parte professores e especialistas em divulgação científica não recorrem a estes materiais.

A explicação para este facto prende-se com a falta de formação em Astronomia ou mesmo no uso de ferramentas que utilizem as novas tecnologias. Sabendo da existência desta lacuna e da importância destas ferramentas como forma de reacender nos estudantes o interesse pelas ciências a União Astronómica Internacional decidiu apoiar este projeto chave cujo objetivo básico é: formar educadores na utilização destas ferramentas e recursos.

Mas o Galileo Teacher Training Program (GTTP) pretende atingir mais do que a formação de educadores, um dos objetivos mais importantes  é a criação de uma rede de promotores e formandos. Uma rede onde os participantes poderão encontrar novas sugestões e apoio para uma aprendizagem mais profunda dos recursos sugeridos. Uma rede que incentive a colaboração entre pares e que preste apoio e entreajuda na concretização de projetos.

A quantidade de recursos disponíveis é muito grande e a maior parte pode ser encontrada de forma gratuita na Internet. Por essa razão, não é objetivo do GTTP a criação de novos conteúdos, mas sim uma seleção criteriosa que, com o apoio dos participantes, se transformará num referencial de recursos catalogados por tópicos e avaliados pelos utilizadores.

Visite o site do projeto para se manter a par das últimas novidades e eventos:
galileoteachers.org