EU-HOU: Hands-On Universe, Europe

euhourvb_04.jpg “Hands-On Universe, Europe: bringing frontline interactive astronomy to the classroom” é um projecto europeu que tem como objectivo renovar o ensino das Ciências recorrendo à Astronomia e à utilização das novas Tecnologias de Informação. Estão abertas inscrições para escolas piloto.
O NUCLIO é o coordenador português desta parceria de oito países europeus.


euhourvb_04.jpg
“Hands-On Universe, Europe: bringing frontline interactive astronomy to the classroom” é um projecto europeu que tem como objectivo renovar o ensino das Ciências recorrendo à Astronomia e à utilização das novas Tecnologias de Informação.
O EU-HOU pretende levar o entusiasmo das descobertas científicas e o prazer de fazer ciência à jovem geração pré-universitária, através de exercícios e actividades concebidas com base nos curricula escolares e que lidam directamente com dados reais e procedimentos utilizados pelos cientistas.
Actualmente, o desenvolvimento tecnológico permite que os alunos possam realizar as suas próprias observações astronómicos, por exemplo, utilizando webcams, ou mesmo durante a aula, através do controlo remoto de telescópios automatizados operados via internet. As imagens obtidas podem ser manipuladas facilmente na sala de aula através de um software específico, simplificado para os alunos, e que foi desenvolvido no âmbito deste projecto. Os recursos pedagógicos são concebidos numa estreita colaboração entre astronómos profissionais e professores, e serão colocados online neste sítio da Web.
O grupo alvo deste projecto é o grupo dos professores do ensino secundário e do 3º ciclo do ensino básico, que podem participar directamente no EU-HOU inscrevendo-se nas escolas piloto. Cada país realizará acções de formação para os professores das escolas piloto.
O NUCLIO é o coordenador português desta parceria de oito países europeus:
– Université Pierre et Marie Curie (França),
– Philekpaideftiki Etaireia-Astrolaboratório de Arsakeio (Grécia),
– Città della Scienza (Itália),
– Centro de Física Teórica da Academia de Ciências da Polónia,
– Universidad Complutense de Madrid (Espanha),
– Universidade Técnica de Chalmers/Observatório de Onsala (Suécia),
– Armagh Planetarium (Reino Unido)
Pode encontrar mais informação na página oficial do EU-HOU: http://www.pt.euhou.net