CELESTE

celeste-v2-nuclioO Projeto CELESTE (Centro para a Excelência na Aprendizagem das Ciências e Tecnologias) abriu as suas portas a 3 de dezembro de 2016 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em São Pedro do Estoril (CIAPS). O projeto pretende envolver estudantes, professores, escolas, pais e o público em geral em diversas atividades no campo da astronomia.

O projeto é coordenado pelo Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO) com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e as atividades serão realizadas no CIAPS e em outros locais, incluindo escolas. Cascais será a Capital Europeia da Juventude em 2018, pretendendo por isso destacar a importância da participação dos jovens na construção do nosso futuro. Cascais pretende dar aos jovens maiores competências científicas incentivando-os para carreiras futuras nesta área.

O CELESTE irá desenvolver uma variada gama de atividades abertas a todos: festas de astronomia, atividades para as famílias, formação integrada e aplicada de professores em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), sessões de astronomia mensais, e mais. O projeto irá também convidar as famílias a aprenderem em conjunto, experimentando equipamentos e tecnologias de ponta de instalações como o CERN e realizando observações astronómicas  a partir de telescópios remotos.

Toda a informação pode ser consultada no site: http://celeste.nuclio.org