Acção acreditada pelo CCPFChandson_destaque

Acção de formação para professores

O curso vai decorrer na Escola Básica 2,3 de Vialonga, durante o mês de junho de 2016.

Calendário:

  • 27 de junho 9,30h – 12.30h e 14h – 17,30h
  • 28 de junho 9,30h – 12.30h e 14h – 17,30h
  • 29 de junho 9,30h – 12.30h e 14h – 17,30h
  • 30 de junho 9,30h – 12.30h e 14h – 17,30h

Registo nº:  CCPFC/ACC-82963/15        Validade: 18-05-2018

Modalidade: Curso de formação

Nº total de horas: 30     Créditos 1,2

Destinado a: Professores dos Grupos 500, 510, 520 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Propina de participação:  50 EUR (este preço é especial por estarmos a oferecer o curso no âmbito do projecto INSPIRING SCIENCE EDUCATION)

Entidade Formadora: NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia (CCPFC/ENT-AP-0342/13 – válido até 24/01/2016)

Informaçõesgeral@nuclio.pt

Objectivos a atingir

Com este curso pretende-se que os professores não só aprofundem e atualizem conceitos e conhecimentos relacionados com o sistema solar, tendo em conta as matérias curriculares dos programas escolares, mas que também aprendam a utilizar recursos práticos recorrendo a novas metodologias de ensino. Como objetivos gerais do curso, temos:
– introduzir os professores a metodologias de ensino inquiridor (“Inquiry Based Learning”);
– valorizar o ensino através de recursos práticos, tanto utilizando como não utilizando as novas tecnologias;
– dar a conhecer plataformas de e-Learning e comunidades de professores, mostrando as melhores práticas europeias do seu uso.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A ação de formação é objeto de avaliação qualitativa e quantitativa. A escala de avaliação quantitativa é de 1 a 10 valores, sendo a avaliação considerada positiva se for igual ou superior a 5 valores. A escala de avaliação qualitativa relaciona-se com a escala de avaliação quantitativa da seguinte forma: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

A avaliação dos formandos será feita tendo em conta a assiduidade do formando, a realização de um trabalho e a elaboração de um relatório final.

Assiduidade e pontualidade (30%): a um número de faltas igual ou inferior a 3 horas é atribuída a classificação de 10 valores; a um número de faltas igual a 4 horas é atribuída a classificação de 9 valores; a um número de faltas igual a 5 horas é atribuída a classificação de 8 valores; a um número de faltas igual a 6 horas é atribuída a classificação de 7 valores; a um número de faltas igual a 7 horas é atribuída a classificação de 6 valores; a um número de faltas igual a 8 horas é atribuída a classificação de 5 valores; um número de faltas superior a 8 horas (um terço da duração do curso), determina automaticamente a não aprovação do formando não havendo lugar nem à atribuição de créditos nem à respetiva certificação.

Realização de um trabalho (50%): criação de uma atividade de sala de aula ou clube de ciências que siga uma metodologia inquiridora, que utilize um dos recursos apresentados no curso, e que seja implementada numa plataforma online. O planeamento deste trabalho será discutido e iniciado nas sessões presenciais, devendo o formando finalizar o trabalho autonomamente e entregá-lo até trinta dias após a última sessão, juntamente com o relatório final. Este trabalho será avaliado quantitativamente de 1 a 10 valores tendo em conta a adequação aos destinatários, a utilização dos recursos apresentados no curso, a implementação segundo a metodologia inquiridora, o rigor científico e a criatividade.

Elaboração de um relatório final (20%): inclui uma descrição do trabalho produzido e uma análise reflexiva da funcionalidade do mesmo em sala de aula.

A classificação final é a média ponderada da avaliação da assiduidade, 30%, da avaliação do trabalho, 50%, e da avaliação do relatório final (20%).

INSCRIÇÃO, PAGAMENTO E QUESTÕES BUROCRÁTICAS

Inscrições

A inscrição é efetuada exclusivamente online preenchendo este formulário.

Pagamento

Após a inscrição receberá um e-mail com as indicações sobre o pagamento do curso. Após ter efetuado o pagamento deverá enviar-nos o comprovativo do mesmo e nessa altura receberá um e-mail de confirmação da inscrição.

Questões burocráticas

Número mínimo de formandos: 10
Número máximo de formandos: 20

Uma semana antes da data prevista para o inicio do curso será tomada a decisão sobre a realização do mesmo em função da existência, ou não, do número mínimo de inscritos. Se o curso não se realizar os inscritos terão direito à devolução dos valores que tenham pago. A desistência da participação que nos seja comunicada até 1 semana antes do inicio do curso terá direito à devolução dos valores pagos. Desistências que ocorram a menos de 1 semana do inicio do curso não terão direito a qualquer devolução.

Conteúdos da acção:

(2 h) Comunidades online de professores e plataformas de e-learning.
(2 h) Metodologia inquiridora – ‘Inquiry Based Learning’. Teoria e exemplos.
(1 h) Palestra e discussão: ‘Viagem pelo sistema solar’.
(1 h) Palestra e discussão: ‘O nosso Sol’ e discussão.
(15 h) Sessões práticas:
– atividade sobre o movimento relativo dos planetas no sistema solar;
– atividade sobre as fases da lua, as fases de Vénus e os eclipses;
– construção de relógios de Sol;
– observação de imagens do sistema solar a 3D;
– observação do Sol com diferentes telescópios;
– software planetário Stellarium: introdução à sua utilização e exercícios;
– exercício ‘A experiência de Eratóstenes’- determinação do raio da Terra;
– exercício ‘O Sol roda?’- determinação do período de rotação do Sol.
(3 h) Criação de um cenário de aprendizagem (trabalho de avaliação) – discussão das ideias e utilização de plataformas online para o efeito.
(1 h) Sessão de discussão e reflexão sobre as metodologias de ensino e a utilização de tecnologias na sala de aula.
(5 h) Trabalho autónomo dedicado ao trabalho de avaliação.