O PLATON foi um projeto europeu,  coordenado pelo NUCLIO, com a duração de 2 anos que teve início em setembro de 2016. Foi co-financiado pelo programa ERASMUS + Ação Chave 2.

O projeto foi concebido na sequência do trabalho realizado em Big Ideas of Science and Inquiry Learning pelos parceiros do projeto durante o projeto europeu Go-Lab.

O PLATON teve como objetivo o desenvolvimento de conteúdos e guiões promovendo uma abordagem interdisciplinar e holística para o ensino. No âmbito deste projeto, foram produzidos materiais que facilitam a utilização de metodologias centradas no aluno e que ao mesmo tempo promovem a colaboração entre as várias disciplinas. O PLATON englobou a utilização de ferramentas e recursos digitais e conteúdos hands-on.

Foram realizadas sessões de formação de professores com vista à implementação do projeto e foram criadas oportunidades para a colaboração entre professores (a nível nacional e internacional).

Em Portugal, o projeto contou com o apoio do Ministério da Educação e teve uma implementação alargada, com formação certificada de professores.

Para informações mais detalhadas, visite o site do projeto:
http://platon-project.eu