O projeto Connecting Classrooms to the Milky Way (Conectando Salas de Aula à Via Láctea) foi um projeto do consórcio European Hands-On Universe, financiado pelo programa COMENIUS da Comissão Europeia e que envolveu 11 países europeus (França, Polónia, Roménia, Espanha, Grécia, Chipre, Bélgica, Portugal, Reino Unido, Suécia e Alemanha).

Foi criado com o objetivo de estabelecer a primeira rede em toda a Europa de pequenos radiotelescópios (SRT – Small Radio Telescope) dedicados à educação  e diretamente acessíveis a partir de uma interface web simples. Os instrumentos foram instalados em cinco países europeus diferentes: França, Portugal, Espanha, Polónia e Roménia.

No âmbito deste projeto foram desenvolvidos recursos educativos e pedagógicos para o estudo na nossa Galáxia em sala de aula, recorrendo a métodos interativos com base na Inquiry Based Science Education (IBSE) e usando as novas tecnologias de Informação e Computação.

Coordenação Europeia: Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie. Coordenação em portugal: NUCLIO, representante português do European Hands-on Universe (EU-HOU).

 

Sobre o projeto em Portugal:
A antena Portuguesa será colocada no concelho da Pampilhosa da Serra, no mesmo local onde está instalada a antena de 9m do projeto internacional GEM-P (Galactic Emission Mapping) que irá cartografar a Via Láctea. O GEM-P (coordenado pelo Grupo de Rádio Astronomia do Instituto de Telecomunicações) associando-se ao projeto do EU-HOU ganha assim uma vertente educativa. Os SRT são antenas de rádio de 3 metros de diâmetro, equipadas com um receptor concebido pelo Haystack Observatory do MIT, recebendo a emissão da Via Láctea na frequência de 1,4GHz. Os SRTs poderão ser operados remotamente pela comunidade escolar, através da Internet, permitindo a introdução de diversas temáticas de forma inovadora, como por exemplo: o Sol, a Galáxia, a matéria escura, o papel das tecnologias de Informação e eletrónica, etc.