GTTP - Galileo Teacher Training Program

GTTP – Galileo Teacher Training Program – Programa mundial de formação de professores coordenado pelo NUCLIO

 

O Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) foi uma excelente oportunidade para envolver as comunidades no fascínio das descobertas científicas. Para as comunidades escolares foi uma oportunidade de atualizar as metodologias de ensino das ciências em sala de aula.

Os educadores já tinham à disposição um incrível manancial de recursos de astronomia disponíveis gratuitamente na Internet. Contudo, verificava-se que grande parte dos professores e especialistas em divulgação científica não recorriam a estes materiais. A explicação para este facto prendia-se com a falta de formação em astronomia ou mesmo no uso de ferramentas que utilizassem as novas tecnologias.

Sabendo da existência desta lacuna e da importância destas ferramentas como forma de reacender nos alunos o interesse pelas ciências, a União Astronómica Internacional – em colaboração com os seus Polos Nacionais e líderes nesta área, como o projeto Global Hands-On Universe, o US National Optical Astronomy Observatory e a Sociedade de Astronomia do Pacífico – decidiu desenvolver o Galileo Teacher Training Program (GTTP) – um projeto chave com o objetivo específico de formar educadores na utilização destas ferramentas e recursos.

Mas o Galileo Teacher Training Program (GTTP) foi mais longe, criando uma rede mundial de Embaixadores Galileo (Galileo Ambassadors – GA) e Professores Galileo (Galileo Teachers – GT) que continuou a existir depois de 2009. Uma rede onde os participantes podem encontrar novas sugestões e apoio para uma aprendizagem mais profunda dos recursos, e que incentiva a colaboração entre pares e presta apoio na concretização de projetos.

Estes Embaixadores formam professores no uso eficaz e na transferência de ferramentas e recursos educativos em astronomia para os currículos de ciências. Os Professores Galileo usam estes recursos, levando o trabalho iniciado durante o AIA2009 para as salas de aula de todo o mundo. Os recursos compreendem atividades de astronomia, atividades interdisciplinares, processamento de imagem, universos digitais (planetários web e desktop), acesso a telescópios robóticos, webcams e muito mais. Através de oficinas, ferramentas online e kits educativos básicos, os produtos e técnicas desenvolvidos por este programa podem ser adaptados para serem usados em locais com poucos recursos próprios.

Cada país participante tem um promotor, que garante aos GA e aos GT o apoio necessário para a concretização deste esforço.

Desde 2009, o GTTP já formou mais de 70.000 professores em mais de 120 países.

O NUCLIO coordena o Galileo Teacher Training Program a nível mundial. 

Mais informação no site do GTTP:
http://galileoteachers.org/